Reciclagem cresceu em todos os municípios da Lipor da Área Metropolitana do Porto
Reciclagem cresceu em todos os municípios da Lipor da Área Metropolitana do Porto

Reciclagem cresceu em todos os municípios da Lipor da Área Metropolitana do Porto

Partilhar:

No 1º semestre de 2022 a LIPOR recebeu cerca de 31. 510,99 toneladas de materiais para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva Porta a Porta. Significa um crescimento de 3,94% relativamente ao período homólogo de 2021, essencialmente de papel/cartão, plástico e vidro.

No mesmo período chegaram 22. 802,75 toneladas de biorresíduos recolhidos seletivamente, resultado que, comparativamente a 2021, representa um aumento de 16,01%, justificado pela aposta na implementação de novos projetos de recolha seletiva porta a porta, de proximidade com contentores de acesso condicionado e do retorno da atividade da restauração, já que no 1º semestre de 2021 ainda se vivia uma altura de desconfinamento parcial deste setor.

A produção de lixo desceu, 185.231,04 toneladas rececionadas, que representa -2,12% que no mesmo período de 2021.

A LIPOR aproveitou todo o seu potencial valorizando-o na sua Central de Valorização Energética o que permitiu, neste 1º semestre de 2022, a exportação para a rede nacional da EDP de 83 200 MWh de energia elétrica. No 1º semestre de 2022, a LIPOR depositou em aterro somente 20 toneladas dos resíduos.

A LIPOR e os seus municípios criaram um Sistema de Valorização de resíduos com parâmetros ambientais de excelência internacional, que eliminou todas as lixeiras da região, reduziu o envio de resíduos para Aterro a valores mínimos valorizando, assim, praticamente 100% dos seus resíduos, elevando a qualidade de vida de mais de 1 milhão de habitantes do Grande Porto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *