Uma refeição servida no Centro Escolar de São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, levantou um coro de protestos com os partidos da Oposição a exigirem maior fiscalização nas refeições escolares.
Uma foto contendo uma refeição alegadamente servida no Centro Escolar de São João de Ver, com uma quantidade diminuta de alimento e de qualidade questionável, originou indignação generalizada. O assunto foi abordado na última reunião de Câmara, pelo vereador socialista, Délio Carquejo. “Esta situação a que assistimos não pode acontecer. Que fiscalização está a ocorrer”, questionou.
O autarca garantiu que a foto agora divulgada publicamente “é um exemplo” existindo mais casos. “Gostaríamos que existisse controlo nas cantinas, que esse controlo se faça cumprir e que a empresa melhore significativamente a oferta em termos de qualidade”, referiu.
Na resposta, a vereadora da Educação, Cristina Tenreiro, admitiu que, em 3500 refeições que são servidas diariamente, possa existir algum problema pontual.
Contudo, “quando há alguma situação é dever dos responsáveis sinalizar”, explicou. “Não tivemos nenhuma reclamação e um professor confirmou que a refeição estava boa e em quantidades devidas”, esclareceu.
Cristina Tenreiro pediu para que “não haja aproveitamento políticos com as refeições escolares”, considerando que as denúncias nas redes sociais, como aconteceu recentemente, causam pânico e ansiedade. “Estamos atentos. Fazemos um acompanhamento muito presente às empresas que nos fornecem as refeições”, reiterou.
Foto: DR