Esta sexta-feira há uma intensificação da concentração de partículas poluentes suspensas no ar, sobretudo na região Norte.
O sistema de satélites Copernicus, que avalia a qualidade do ar, classificou, esta quinta-feira, como “pobre”, o terceiro pior nível numa escala de cinco a qualidade do ar, na região norte do País.
Uma das causas para esta classificação é o anticiclone e o tempo frio que pressionam Portugal. Outra é a poluição atmosférica existente na região Norte, onde se concentra grandes centros de indústrias, tal como uma intensa circulação rodoviária.
Segundo o geógrafo Alfredo Graça, citado pela TVI, diz que população não deve ficar alarmada, mas deve tomar medidas de precaução como o uso de máscara de proteção, principalmente os mais vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
“Tempo seco e estável é agradável (…) devido à calma associada. Mas, a poluição ganha protagonismo com altas pressões porque os poluentes não se dispersam”, escreveu o geógrafo no Twitter.
Tempo seco e estável é agradável para a maioria das pessoas devido à “calma” associada.