Fernando Araújo foi a escolha de António Costa para o cargo de diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, segundo avançou esta terça-feira a ‘SIC’ – o responsável do Hospital de São João ainda não terá respondido oficialmente porque aguarda promulgação do novo estatuto do SNS, que será apreciado por Marcelo Rebelo de Sousa. A decisão, no entanto, só será conhecida depois do regresso do Presidente da República de Angola, onde vai assistir à tomada de posse de João Lourenço, tendo a viagem de regresso na próxima 6ª feira.
Fernando Araújo, de 56 anos, é médico e presidente do conselho de administração do Hospital de São João, no Porto e foi secretário de Estado do ministro Adalberto Campos Fernandes. O hospital que lidera é considerado um dos melhores do país em eficácia e produtividade – durante a pandemia da Covid-19, foi surpreendente na forma como conseguiu reagir ao primeiro embate do aumento brusco dos doentes de cuidados intensivos.
A criação de uma direção executiva foi a grande novidade do novo Estatuto do SNS que foi promulgado pelo Presidente da República. Fernando Araújo, que tem tido um trabalho de organização do Centro Hospitalar universitário do Porto reconhecido por todos os sectores, vai agora replicar esse esforço de organização e gestão em rede no resto do país.
“Importa construir de novo uma estratégia, envolver os principais parceiros e implementar medidas consistentes que consigam alterar esta realidade. A prevenção da doença, incidindo nos seus principais determinantes, terá de ser uma pedra angular na futura política de saúde”, escreveu Fernando Araújo, na última crónica que assinou no ‘Jornal de Notícias’, sobre a realidade que vai enfrentar. Fernando Araújo, que foi muito crítico da antiga ministra Marta Temido, é próximo do novo ministro da saúde, Manuel Pizarro.
António Costa, em entrevista à ‘CNN Portugal’ na passada 2ª feira, tinha deixado no ar a sugestão de que Fernando Araújo poderia ser o escolhido quando eloigou o funcionamento dos serviços de urgência na Invicta. “Não tenham dúvidas nenhumas que Lisboa tem muito a aprender com o Porto, nomeadamente em relação ao funcionamento das urgências, tem muito a aprender com o Porto”, afirmou o primeiro-ministro.
O setor da saúde recebe com elogios a chegada da dupla Manuel Pizarro / Fernando Araújo.
A Rádio Metropolitana Porto sabe que já houve conversações com o Governo sobre o tema, mas até agora Fernando Araújo ainda não aceitou, oficialmente porque aguarda promulgação do novo estatuto do SNS, que está a ser apreciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo a SIC Notícias, só vai haver decisão quando o Marcelo regressar de Angola, onde foi esta terça-feira assistir, para à tomada de posse de João Lourenço e regressa esta sexta-feira.