Restaurante reabriu numa antiga estação ferroviária da Maia

Restaurante reabriu numa antiga estação ferroviária da Maia

27/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

Neste espaço com história, fotografias de época, a preto e branco, de despedidas saudosas adornam as paredes, ao lado de malas de viagem e até um antigo painel de um comboio a carvão. Na sala de refeições exterior, protegida por paredes envidraçadas, foi em tempos o pórtico onde se esperava pelos comboios, e na fachada ainda perduram os azulejos originais da construção, datada de 1932.

A estação foi desativada em 2001 e a antiga linha deu lugar a uma ecopista, recurso que Hélder e Jorge querem aproveitar para dinamizar atividades desportivas e culturais. «Estamos a trabalhar num protocolo com ginásios locais para organizar uma aula gratuita aqui todas as semanas, de diferentes modalidades», contam. Acima de tudo, o Estação pretende ser um ponto de encontro de maiatos e devolver ao edifício a antiga glória que em tempos teve, desta vez como ponto de referência de boa comida na Maia.

A 2 de Dezembro de 2020, o restaurante Estação viveu o pior dia da sua vida. Nessa madrugada, um incêndio deflagrou no interior do local e deixou-o praticamente destruído. Depois de um ano a recuperar o edifício, reabriu a 17 de Dezembro de 2021, renascido das cinzas.

O Estação tem agora uma nova vida por dentro e por fora. Reconstruíram o interior, recuperaram os velhos e queimados azulejos no exterior e voltam a contar a história deste edifício através de objectos e fotografias emolduradas. “Por muito tempo achámos que não conseguiríamos voltar a reerguer depois de tamanho infortúnio”, lê-se nas redes sociais do restaurante. “As dificuldades foram muito mais do que qualquer um imagina”, mas esta é “a prova de que nada é impossível”.