Revelados pela Metro do Porto detalhes da nova linha Rubi
Revelados pela Metro do Porto detalhes da nova linha Rubi

Revelados pela Metro do Porto detalhes da nova linha Rubi

Partilhar:

A Metro do Porto publicou alguns detalhes sobre a nova Linha Rubi, ainda por construir. Independente do resto da rede, o projeto desta linha, consiste na instalação de via dupla numa extensão aproximada de 6,44 km com ligação, do lado do Porto, à linha Rosa na estação da Casa da Música e com ligação, do lado de Vila Nova de Gaia, à Linha Amarela, através de um ramal de acesso ao término de Santo Ovídio.

Também faz parte desta linha a construção da ponte sobre o Douro, que fará a ligação entre o Campo Alegre e Arrábida e servirá apenas o metro e a circulação pedonal correspondendo à componente de Mobilidade Sustentável do PRR.

O projeto foi dimensionado de modo a garantir que a Linha Rubi possa vir a operar com 16 veículos duplos por hora e por sentido.

Os trabalhos a desenvolver no âmbito da empreitada de construção da Linha Rubi, com um desenvolvimento, entre eixos de estações, de 6,3 km, apresentam-se, de uma forma muito breve, nos pontos seguintes:

Oito estações: Casa da Música (parcial), Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio. Três estações são à superfície: Arrábida, Candal e Rotunda (com parque de estacionamento para 500 veículos) e cinco são subterrâneas, a executar pelo método cut&cover: Casa da Música (parcial), Campo Alegre, Devesas (interface de comboios), Soares dos Reis e Santo Ovídio (ligação com a estação existente).

Há cinco poços, entre os quais: três poços de ventilação e emergência (PEV) sendo que dois deles servirão para ataque à execução dos túneis mineiros; e dois poços de emergência (PE) sendo um deles equipado com poço de bombagem.

Vão existir dois ramais de ligação na Estação Casa da Música e na Estação de Santo Ovídio para a injeção e retirada de veículos e uma via para realizar a inversão de veículos após as estações.

Sobre a ponte sobre o Rio Douro a Metro adianta que será executada em betão de alta resistência, com a utilização de betão leve em algumas partes da estrutura. Terá o comprimento total de 835m distribuído por 8 vãos, com 7 pilares intermédios, sendo o vão principal de 428,60m.

O tabuleiro tem 15,40m de largura, sendo os 6,40m centrais dedicados ao metro e as duas faixas laterais de 4m cada para o transito pedonal e ciclistas.

Relativamente ao processo construtivo a empresa destaca:
• Desenvolvido para minimizar os efeitos sobre o rio Douro e nas encostas em ambas as margens.
• Prevê, durante a construção, apoios provisórios que reduzem o vão principal para 300 m, deixando completamente livre a maior parte do leito e a totalidade do canal de navegação.
• Sobre os apoios provisórios, e acima do tabuleiro, serão colocadas torres provisórias que permitem o atirantamento dos 200 m centrais do tabuleiro.
• Os elementos inclinados que compõem o pórtico principal, são construídos com recurso a tirantes provisórios que serão amarrados a maciços fortemente ancorados na rocha.
• Os vãos nos extremos, mais próximos do solo, são executados com cimbre ao solo e nas restantes zonas o tabuleiro é executado através do sistema de avanço em consola.
• Concluído o esquema estrutural final, os tirantes, torres e apoios provisórios serão progressivamente removidos até a conclusão da estrutura.

Outras obras de arte
• Pontão da Arrábida de acesso ao Shopping localiza-se junto da nova estação da Arrábida
• passagem pedonal da Arrábida
• viaduto da Arrábida
• viadutos A, A1 e A2
• passagem inferior da Rua de Rei Ramiro
• passagem inferior da Rua André de Castro
• viaduto B
• passagem inferior sob o pátio da estação ferroviária de Devesas

Túneis mineiros, pelo método NATM, para via dupla, numa extensão total de aproximadamente 2,5 km subdivididos em três trechos:
• Casa da Música – Campo Alegre que se conecta com o túnel a construir no âmbito da empreitada da linha Circular em curso.
• Devesas – Soares dos Reis.
• Soares dos Reis – Santo Ovídio.

A Metro explica ainda que nas zonas em que a nova linha se encontra à superfície ou com ela interfere, proceder-se-á à reformulação da rede viária e do espaço público, inserção urbana e paisagismo.

O prazo de execução da empreitada estimado é de mil e trinta e cinco dias de calendário, 34 meses, e o preço base é de 299 milhões de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *