Nas primeiras horas da madrugada de 25 de Abril de 1974, Lisboa foi palco de uma operação militar sem precedentes, que resultou na queda do regime opressivo do Estado Novo, estabelecido por militares em 1926.
Forças militares de diversos ramos ocuparam pontos estratégicos na capital portuguesa, com o claro objetivo de pôr fim ao regime autoritário. Sinais de código, transmitidos através da rádio horas antes, marcaram o início das operações, acompanhados pelas emblemáticas canções de Paulo de Carvalho e Zeca Afonso.
Ministérios, órgãos de comunicação e outros locais considerados sensíveis foram prontamente tomados pelos militares insurretos, em uma ação que demonstrou coordenação e determinação.
A resposta do regime foi desorganizada e incapaz de conter o ímpeto dos revoltosos. Marcello Caetano, presidente do Conselho de Ministros, encontrou refúgio no Quartel do Carmo, sendo posteriormente escoltado pelo capitão Salgueiro Maia em direção ao exílio. Horas mais tarde, a Junta de Salvação Nacional foi estabelecida, marcando o início de uma nova era para Portugal.
Foto: DR