O Benfica, já sem Rafa e Di María, terminou o campeonato com um empate em Vila do Conde frente a um sensacional Rio Ave, que encerra esta edição da I Liga com uma impressionante série de 12 jogos sem perder e invicto na segunda volta frente aos sete primeiros da tabela – apenas sofreu uma derrota, em Famalicão, na segunda metade da prova.
Os encarnados tiveram oportunidades suficientes para vencer, mas enfrentaram um guarda-redes inspirado, o polaco Miszta, que se estreou com a camisola do Rio Ave neste encontro.
Nos primeiros 17 minutos, Miszta negou dois golos a Tengstedt. O jogo também contou com uma emocionante despedida de Ukra dos relvados, com uma guarda de honra feita pelos jogadores de ambas as equipas ao internacional português.
Com o Benfica no comando, o golo inaugural surgiu quando Kokçü finalizou após assistência de Tengstedt. Pouco depois, Miszta voltou a brilhar com uma grande defesa a um remate de João Mário. Na primeira parte, o Rio Ave tentou criar perigo, mas sem sucesso.
Na segunda parte, contra o vento, o Rio Ave lutou para equilibrar o jogo, enquanto o Benfica continuou a ameaçar. Mais uma vez, Miszta frustrou as tentativas de Tengstedt.
Aos 74 e 75 minutos, Miszta fez duas defesas impressionantes, incluindo uma a um remate do próprio colega Patrick William para a própria baliza.
Nos momentos finais, o Rio Ave foi mais assertivo. Boateng viu um golo anulado por fora-de-jogo milimétrico, e Aderllan atirou ao poste de cabeça, com o remate a tabelar na mão de Florentino. Após consulta ao VAR, o árbitro concedeu penálti, convertido por Costinha.
Nos dois últimos minutos, Prestianni, que se estreou na equipa principal do Benfica, obrigou Miszta a mais uma defesa, e Boateng, no último lance, quase deu a vitória ao Rio Ave.
Com este resultado, o Benfica termina o campeonato com 80 pontos e pode ficar a 10 do Sporting se o campeão vencer este sábado o Chaves, em Alvalade.
Foto: DR