Depois de 120 minutos de jogo, o Sevilha levou a melhor sobre os italianos da AS Roma na disputa de grandes penalidades e conquistou o troféu da UEFA Europa League. Num jogo marcado por uma arbitragem polémica do juiz inglês Anthony Taylor, José Mourinho falhou em levar para casa o 2º título europeu seguido ao comando da formação da capital italiana.
Os giallorossi foram os primeiros a adiantar-se no marcador, com um golo de Paulo Dybala aos 35′, e foram para o intervalo em vantagem. Na segunda parte, os espanhóis igualaram o marcador com um autogolo de Mancini. O resultado manteve-se inalterado até ao final do tempo regulamentar, empurrando o jogo para o prolongamento, onde tudo permaneceu igual.
A partir da marca de penalidade máxima, Mancini e Ibañez não conseguiram concretizar para a Roma, enquanto que os andaluzes marcaram nos 4 pontapés que dispuseram, vencendo assim a 7ª final em 7 disputadas na história do clube.
Foi a primeira vez que Mourinho perdeu uma final europeia, após as campanhas vitoriosas na Liga dos Campeões em 2004, no FC Porto, e 2010, no Inter Milão, na Liga Europa em 2003, no clube portuense, e 2017, no Manchester United, e na Liga Conferência Europa, no ano passado, já na Roma.
Foto: DR