Rui Costa conquista o tricampeonato no Campeonato Nacional de Estrada em Santa Maria da Feira
Rui Costa conquista o tricampeonato no Campeonato Nacional de Estrada em Santa Maria da Feira

Rui Costa conquista o tricampeonato no Campeonato Nacional de Estrada em Santa Maria da Feira

Partilhar:

Hoje, Rui Costa da EF Education-EasyPost sagrou-se campeão na prova de fundo do Campeonato Nacional de Estrada, demonstrando ser o mais forte entre os quatro corredores que disputaram a subida final até ao Castelo de Santa Maria da Feira.

A corrida, que cobriu 164,1 quilômetros, começou a definir-se cedo. Logo aos 17 quilômetros, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), atual campeão em título, protagonizou um movimento decisivo que levou nove ciclistas a formar um grupo à frente da corrida. Este grupo incluía nomes como Rui Oliveira, Rui Costa, Joaquim Silva, Tiago Antunes, entre outros.

Enquanto no pelotão António Morgado (UAE Team Emirates) tentava recuperar após duas trocas de bicicleta, as equipas sem representação na fuga lutavam para alcançar o grupo da frente, mas sem sucesso devido à falta de colaboração necessária.

Na fase final da corrida, o grupo de nove ciclistas reduziu-se naturalmente. Ivo Oliveira desempenhou um papel crucial nas movimentações que definiram os líderes da corrida, até que na última das seis voltas, Rui Costa, Rui Oliveira, Luís Gomes e Afonso Silva se destacaram como os principais candidatos ao título.

A subida final de 700 metros empedrados até ao Castelo da Feira foi decisiva. Rui Costa mostrou-se superior, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Rui Oliveira chegou em segundo, apenas dois segundos atrás, seguido por Luís Gomes, que terminou em terceiro, a 11 segundos do vencedor.

Este é o terceiro título nacional de fundo na categoria de elite para Rui Costa, que também venceu em 2015, 2020 e agora em 2024, consolidando assim a sua posição como um dos ciclistas mais destacados em provas de estrada em Portugal.

Foto: FP Ciclismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *