(Texto de Mariana Carrilho)
Os atletas russos e bielorrussos autorizados a competir em Paris2024, enquanto desportistas individuais neutros, não foram autorizados a participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024.
Num comunicado emitido terça-feira, dia 19 de março, o Comité Olímpico Internacional (COI) afirmou que os atletas “vão ter a oportunidade de vivenciar o evento”, mas não de participar, visto que a cerimónia se destina somente às seleções nacionais.
A decisão em relação ao evento, que vai decorrer a 26 de julho no Rio Sena, em Paris, é semelhante à tomada na cerimónia de abertura dos Jogos Barcelona1992, na qual os quatro elementos da antiga Jugoslávia não puderam participar.
No decorrer dos Jogo Olímpicos, os participantes russos e bielorrussos terão de ter uma bandeira neutra, com a sigla AIN. O hino dos mesmos só tocará, ainda que sem letra, caso ganhem uma medalha de ouro. Foi também decidido que as suas vitórias não contarão no quadro de medalhas.
Segundo o COI, prevê-se que possa participar um máximo de 55 atletas de cidadania russa e 28 bielorussos, como AIN, apesar de até agora só estarem qualificados 12 russos e 7 bielorrussos.
Os Jogos Olímpicos Paris2024 irão ser disputados de 26 de julho a 11 de agosto.
Foto: DR Comité Olímpico de Portugal