Santa Maria da Feira: Liberdade agrega as 33 propostas culturais do António Lamoso para novo ano
Santa Maria da Feira: Liberdade agrega as 33 propostas culturais do António Lamoso para novo ano

Santa Maria da Feira: Liberdade agrega as 33 propostas culturais do António Lamoso para novo ano

Partilhar:

Circo, comédia, dança, música, teatro e gastronomia são as seis disciplinas artísticas que abraçam as 33 propostas culturais que o Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, apresenta para os primeiros meses – janeiro a maio – de 2024. No ano em que se celebra os 50 anos da Liberdade, é precisamente esta a temática que une a diversidade cultural proposta e que aproxima os diferentes públicos.

O primeiro semestre de programação do Cineteatro António Lamoso convida à proximidade de públicos, à descoberta, à celebração da riqueza artística em todas as suas formas. Carminho, uma das maiores vozes do fado marca o arranque desta temporada, abrindo portas a tantos outros vultos nacionais e internacionais não só da música, mas também do teatro, da dança, do circo e da gastronomia, e a agentes culturais e criativos locais.

Blind Zero, Cláudia Pascoal, Pólo Norte e Filipe Sambado são alguns dos artistas que vão deixar a sua marca em Santa Maria da Feira, com concertos memoráveis. No teatro, destaque para os conhecidos atores Ana Cloe, Joana Seixas, João Jesus e Pedro Laginha que protagonizam 2:22 Uma História de Fantasmas, considerada, em 2022, a melhor peça de teatro no “Whats on Stage Awards”, continuando a esgotar salas em Londres. Na dança, Timber, do Centro Coreográfico Instável com a participação do Grupo de Percussão Drumming é imperdível.

Neste mês de janeiro, o Cineteatro vai para “fora de portas” com o ciclo “3CC – 3 Concertos, 3 Casas”. 3 espetáculos intimistas em 3 espaços carismáticos do território: Ana Lua Caiano, no Hospital de Oleiros, em S. Paio de Oleiros, daguida, no Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, em Santa Maria de Lamas, e Churcky, no Museu Convento dos Loios, em Santa Maria da Feira.

A programação dos primeiros meses de 2024 tem na Liberdade, como frisa o vereador da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, Gil Ferreira, “o tema preponderante e unificador”, expressa particularmente no “Anónimos de Abril”. Espetáculo que promove a aproximação da Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira às vozes de Joana Alegre, João Afonso e Rogério Charraz. “Anónimos de Abril” é uma homenagem a personagens fulcrais para a Revolução de Abril que acabaram por ficar esquecidos, com músicas de Rogério Charraz, letras de José Fialho Gouveia e direção musical de Júlio Resende.

O espetáculo “em casa” do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua apresenta uma engenhosa fusão de tecnologia com diferentes disciplinas artísticas, como a dança, ginástica, ilusionismo e o contorcionismo. Blu Infinito, pela Evolution Dance Theatre é um espetáculo de impacto visual inesquecível, agendado para o final de maio.

As criações artísticas locais têm um espaço privilegiado neste palco com propostas de agentes locais, como a Associação Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira, Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Centro de Cultura e Recreio Orfeão da Feira, Grupo de Expressão Dramática de Escapães, Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Décadas de Sonho, Grupo Gólgota ou Associação Cultural e Artística de Lourosa.

Todos os espetáculos do Cineteatro podem transformar-se num presente para alguém especial. Com o Cultura Presente, disponível durante todo o ano na Loja Interativa de Turismo, pode embrulhar Cultura e oferecer algo diferente. Nesta quadra natalícia, a Câmara Municipal preparou um Cultura Presente – Especial Natal com três espetáculos imperdíveis: Música com Carminho, Teatro com 2:22 Uma História de Fantasmas e Dança com Timber. O valor do pack especial de Natal é de 20 euros. Neste Natal ofereça Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *