Santo Tirso celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com atividades no Centro Interpretativo do Monte Padrão
Santo Tirso celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com atividades no Centro Interpretativo do Monte Padrão

Santo Tirso celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com atividades no Centro Interpretativo do Monte Padrão

Partilhar:

Entre os dias 18 e 20 de abril, Santo Tirso vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma variedade de eventos realizados no Centro Interpretativo do Monte Padrão. Oficinas, passeios a pé, performances musicais e a apresentação de uma monografia estão entre as atividades planejadas para celebrar esta ocasião especial.

A programação terá início no dia 18 com oficinas de olaria direcionadas a escolas e grupos organizados, com orientação do Estúdio Escape, um estúdio de cerâmica artesanal local. No dia 19, das 10h00 às 12h30, haverá uma oficina de tecelagem conduzida por Fernando Pereira, aberta a escolas e grupos interessados.

Às 15h30, está programada a apresentação da monografia “Monte Padrão: 30 anos de investigação” no Centro Interpretativo do Monte Padrão. Esta publicação, da autoria de Álvaro de Brito Moreira e com o apoio da Rede Portuguesa de Museus e da Direção-Geral do Património Cultural, resume três décadas de investigação arqueológica no Castro do Monte Padrão. Logo após, às 16h00, haverá uma conferência sobre “Territórios e comunidades na foz do Rio Douro entre a Proto-história e a Romanidade”, orientada por António Silva.

No dia 20 de abril, está prevista uma caminhada de 10 km com nível de dificuldade moderado, intitulada “Castro a Castro”, que parte da Citânia de Sanfins e termina no Castro do Monte Padrão. O ponto de encontro será às 9h00 no Largo Abade Pedrosa, com o transporte fornecido pela Câmara Municipal.

As celebrações serão encerradas com apresentações musicais, começando às 18h00 com os Gaiteiros da Ponte Velha, seguidos, às 18h30, pelo grupo Retimbrar. Este coletivo musical do Porto apresentará um trabalho que explora ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, resultando num repertório que mistura originais e reinterpretações.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído em 8 de abril de 1982, tem como objetivo aumentar a consciência pública sobre a diversidade do património e os esforços necessários para protegê-lo e conservá-lo.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *