Santo Tirso: Inaugurada a ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela

Santo Tirso: Inaugurada a ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela

23/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, inauguraram, dia 18 de dezembro, a ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela. A nova via tem uma extensão de 1,3 km e foi alvo de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

“A ligação do cemitério de Vilarinho a Paradela faz parte de um conjunto de obras estruturais que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a executar no concelho e que visam melhorar as acessibilidades e garantir a circulação em segurança”, explicou Alberto Costa durante o seu discurso.

Para o autarca esta é “uma obra de grande relevância para a população, que vai garantir uma maior fluidez de trânsito e facilitar a circulação entre os diversos pontos da freguesia, mas também com os municípios vizinhos”.

A melhoria da rede viária municipal vai manter-se no futuro, e o presidente da Câmara deixou a garantia de que a beneficiação da EM 513, também conhecida por ligação da “Vim à Vim”, será uma realidade. “O projeto está a avançar e a obra será concretizada por fases”, assumiu.

Na via de ligação entre o cemitério de Vilarinho e Paradela, o investimento foi de cerca de 1,5 milhões de euros e veio dar resposta a uma reivindicação antiga, referiu, por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria. A obra, garantiu ainda, é uma das mais importantes para a freguesia e terá um “impacto importante na melhoria das condições de vida de muitas pessoas”.

A intervenção decorreu em três fases e incluiu o alargamento e infraestruturação da estrada D’Abrego e Rua do Mosteiro, a criação de um novo arruamento, atravessando vários campos agrícolas e florestais, a pavimentação em betão betuminoso, a execução de áreas de circulação pedonal e de zonas de paragem de transportes públicos. Para além disso, foram ainda executados trabalhos de criação de muros de suporte, novas infraestruturas de abastecimento de água, saneamento, colocação de iluminação pública e sinalização vertical.

A recém-inaugurada rua de Paradela tem uma extensão de 1,3 km.