Santo Tirso oferece até 56% de comparticipação nos passes Andante para maiores de 65 anos
Santo Tirso oferece até 56% de comparticipação nos passes Andante para maiores de 65 anos

Santo Tirso oferece até 56% de comparticipação nos passes Andante para maiores de 65 anos

Partilhar:

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, a comparticipação dos passes Andante para os maiores de 65 anos, a partir de 01 de março, em um apoio que se estima abranger cerca de 17 mil pessoas.

Segundo o comunicado enviado à Lusa, o presidente da câmara do distrito do Porto, Alberto Costa, salientou que a comparticipação dos passes “variará de 47% a 56% do valor” praticado e beneficiará “25% da população do concelho”.

“Além dos atuais 25% em vigor, todos os passes Andante terão agora um desconto maior para os munícipes de Santo Tirso com mais de 65 anos. O passe sénior Municipal, válido dentro do concelho, terá seu preço reduzido de 22,5 euros para 10 euros, o passe sénior Metropolitano, que abrange CP + Metro + autocarro dentro da Área Metropolitana do Porto [AMP], cairá de 30 euros para 15 euros, e o passe Metropolitano Inter-regional, que inclui as linhas UNIR fora da AMP, custará 20 euros em vez dos 37,50 atuais”, detalhou o comunicado.

Alberto Costa explicou que “um munícipe que se desloque de autocarro da central de transporte de Santo Tirso a uma consulta no Porto, atualmente paga em média seis euros por uma viagem de ida e volta. Com o novo desconto, passará a pagar 15 euros por mês por um passe que não tem limite de utilização”.

Anunciando ser o “primeiro concelho da AMP a avançar com esta medida”, a autarquia esclareceu que o “passe Andante comparticipado terá que ser requisitado no Espaço do Munícipe, na Praça 25 de abril, mediante um comprovativo de morada fiscal, uma vez que o desconto só se aplica aos residentes no concelho”.

O município também informou que para os detentores de um passe Andante “não haverá nenhum encargo acrescido”, enquanto os que solicitarem o passe pela primeira vez “terão de pagar o valor do cartão”.

Desde junho, todos os operadores de transporte rodoviário em serviço no concelho de Santo Tirso operam com o sistema intermodal Andante, conforme ressaltado na nota de imprensa da autarquia.

Foto: TUST

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *