São João 2024: Ana Moura, “Burrito” e Canário dão ritmo à noite mais mágica do ano do Porto
São João 2024: Ana Moura, “Burrito” e Canário dão ritmo à noite mais mágica do ano do Porto

São João 2024: Ana Moura, “Burrito” e Canário dão ritmo à noite mais mágica do ano do Porto

Partilhar:

No Porto, junho é sinônimo de São João. Entre os dias 7 e 30, a cidade se enche de alegria, culminando na noite mais longa do ano. Ana Moura, Fernando Correia Marques, Augusto Canário e José Pinhal Post-Mortem Experience são alguns dos artistas que animarão a festa em três palcos distintos. “O fogo-de-artifício continua a ser um dos principais atrativos”, afirmou Rui Moreira na apresentação do evento.

Com uma programação diversificada, que vai do popular ao erudito, o presidente da Câmara do Porto convida todos a participarem na celebração, onde “as artes, a cultura, o desporto e as tradições invadem as ruas do Porto”.

Na noite de São João, de 23 para 24 de junho, a fachada da Câmara Municipal do Porto será iluminada, dando início à festa. A partir das 22h, a música começa em três palcos diferentes. Nos Jardins do Palácio de Cristal, Ana Moura apresentará seu álbum “Casa Guilhermina”, seguida pela Orquestra Bamba Social. No Largo do Amor de Perdição, Fernando Correia Marques e Augusto Canário & Amigos animam o público. Na Casa da Música, José Pinhal Post-Mortem Experience e Hipster Pimba garantem os estilos alternativos.

A tradição também estará presente com a sardinha assada, o alho-porro e os martelos, distribuídos por Rui Moreira às crianças da Escola Básica da Alegria. O fogo-de-artifício à meia-noite na Ribeira do Porto promete um espetáculo piromusical de 16 minutos.

As freguesias do Porto iniciarão as festividades com diversos espetáculos em jardins e praças, culminando na madrugada de São João. O Bonfim, Paranhos, Massarelos, Ramalde e Campanhã terão celebrações próprias, com artistas como Quim Barreiros e Zé Amaro.

No dia 24 de junho, feriado municipal, a Banda Sinfónica Portuguesa se apresentará no Concerto de São João. As Rusgas, tradicionais desfiles de ranchos folclóricos, retornam à Baixa no dia 15, enquanto a Cascata Comunitária de São João será instalada no Mercado do Bolhão de 12 a 30 de junho.

O manjerico, estrela do cartaz deste ano criado por João Machado, será exposto em uma instalação chamada “Flores de Manjerico” de 19 a 22 de junho em frente aos Paços do Concelho.

Com um orçamento de 680 mil euros, incluindo 300 mil euros para a programação e 73 mil euros para o fogo-de-artifício, o evento contará com um plano de mobilidade para garantir a segurança e a comodidade dos foliões.

Foto: CM Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *