Seis ruas do Centro Histórico do Porto com limitação de velocidade 20Km/h
Seis ruas do Centro Histórico do Porto com limitação de velocidade 20Km/h

Seis ruas do Centro Histórico do Porto com limitação de velocidade 20Km/h

Partilhar:

O centro da cidade do Porto vai dispor de novas regras de circulação rodoviária, na baixa da cidade, a partir de esta terça-feira.

O novo plano traz um limite máximo de velocidade de 20km/h para a circulação de automóveis nas vias classificadas.

De acordo com o novo plano, nove artérias da freguesia da Vitória, no centro histórico do Porto, passam a estar classificadas como “zona residencial ou de coexistência” entre carros, viaturas TVDE, peões, trotinetas e bicicletas.

As nove vias incluídas na primeira fase são: rua de Trás, rua do Arquiteto Nicolau Nasoni, rua dos Caldeireiros, travessa dos Caldeireiros, rua de São Bento da Vitória, travessa de São Bento da Vitória, rua de São Miguel, rua da Vitória e rua Travessa de Ferraz.

O objetivo é afastar os carros das vias estreitas do centro histórico e a autarquia promete alargar o plano a outras zonas da Baixa nos próximos três anos, até existir uma rede de 30 quilómetros de mobilidade suave, exemplo disso é o modelo utilizado na rua das Flores.

“Queremos que o centro reabra com um paradigma diferente depois da conclusão das obras do metro”, destacou o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha. A Rede 20 será implementada de forma gradual, prevendo-se que esteja concluída em três anos.

A primeira fase do projeto, que arranca esta terça-feira, passa pela implementação de medidas “dissuasoras de velocidade” em 12 dos 30 quilómetros de arruamentos, tais como a colocação de sinalética e a elevação do espaço destinado à circulação automóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *