“Semear Cidadania” em Ramalde foi apresentar propostas à Assembleia da República
“Semear Cidadania” em Ramalde foi apresentar propostas à Assembleia da República

“Semear Cidadania” em Ramalde foi apresentar propostas à Assembleia da República

Partilhar:

Os alunos do 4º ano de oito estabelecimentos de ensino básico e os seniores de três instituições da freguesia de Ramalde, no concelho do Porto – Universidade e dois centros de dia, foi-lhes dada a possibilidade, no passado dia 16 de maio, de visitarem a Assembleia da República, em Lisboa.

Inseridos no projeto “Semear Cidadania”, que serve para  “consciencializar para a importância da participação cívica e democrática”, os deputados do projeto tiveram oportunidade de questionar os deputados da Assembleia da República do círculo do Porto na Comissão da Educação sobre diversos temas e tiveram a honra de apresentar as suas propostas na Sala do Senado.

No final, todos os visitantes tiveram a oportunidade de visitar alguns espaços da Assembleia da República, nomeadamente ao Hemiciclo onde a comitiva pôde escutar, sob uma oratória, como funciona o órgão legislativo do Estado Português e toda a história do edificado.

Durante a visita à “Casa da Democracia” , os jovens e seniores foram acompanhados pela impulsionadora, mentora e coordenadora da iniciativa, Dra. Julieta Sampaio; do Presidente Assembleia de Freguesia de Ramalde, Carlos Mota Freitas, mas também pela Presidente da Junta de Freguesia de Ramalde, Patrícia Rapazote, a Vogal da Educação da Junta de Freguesia de Ramalde, Ana Alonso Oliveira, a Vogal da Cultura da Junta de Freguesia de Ramalde, Júlia Campos, os diversos representantes políticos da Assembleia de Freguesia de Ramalde: Movimento Aqui Há Porto, Vanda Pereira, o Líder da bancada do PS, Ivo Pinto, a Representante do PSD, Bruna Marvão, a Líder da Bancada do BE, Carla Quintas, o Representante da CDU, Alcino Nunes e ainda a responsável da Comissão Executora, Cláudia Salazar.

Para a Presidente da Junta de Freguesia, “iniciativas deste género são essenciais para consciencializar os jovens para a importância da participação cívica e democrática, tanto a nível local como nacional”, disse Patrícia Rapazote.

O projeto “Semear Cidadania” procura promover a participação cívica e dar voz aos jovens das escolas básicas da freguesias e aos utentes dos centros de dia e da Universidade Intergeracional de Ramalde (UNIR).

Através desta iniciativa Proporcionou-se, assim, um momento dinâmico e ativo entre crianças e seniores, sendo estes um exemplo de cidadania, ao reforçarem o valor da participação ativa e do diálogo intergeracional. Uma excelente reflexão do que é de facto a Cidadania Participativa, que marca de forma positiva a vida de todos.

Estabelecimentos de Ensino e Entidades participantes:

Colégio Nossa Senhora do Rosário

Casa do Cuco

Escola EB1 da Vilarinha

Escola EB1 dos Castelos

Escola EB1 Das Campinas

Exército de Salvação – Centro Comunitário do Porto

Escola EB 1 de Correios

Escola EB1 do Viso

Centro de Dia Artur Brás – ASAS de Ramalde

Unir – Universidade Intergeracional de Ramalde

Rádio Metropolitana Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *