Sete concelhos do distrito do Porto – Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes – estão este domingo em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nestas áreas, é proibido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, e lançar foguetes, entre outras restrições. Concelhos como Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde o risco é muito elevado, seguem as mesmas medidas.
A nível nacional, mais de 90 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Leiria enfrentam também risco máximo de incêndio. Outros 65 concelhos em distritos como Viana do Castelo, Aveiro, Lisboa e Faro estão em perigo muito elevado.
Este nível de risco é calculado com base na temperatura, humidade, velocidade do vento e precipitação das últimas 24 horas. Hoje, as previsões meteorológicas indicam céu pouco nublado, vento moderado e uma pequena subida de temperatura, com máximas de até 35°C em Évora e 27°C em Sagres.
Foto: DR