Apartir das 17 horas desta segunda-feira e até às 15 horas de terça-feira, o trânsito e o estacionamento estarão condicionados na Avenida 25 de Abril e na Praça das Flores, em Campanhã, no Porto. Os constrangimentos são obrigatórios à realização de um simulacro, que envolve “um acidente de transporte terrestre de mercadorias perigosas”.
Chama-se “Porto Hazmat 22” e trata-se de um exercício no âmbito do Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil do Porto. Será realizado “à escala real”, com a participação de vários agentes da Proteção Civil, explica a Câmara do Porto, e visa “testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Porto”. Este plano, clarifica o Município “encontra-se em fase de revisão” com o objetivo de “alcançar um instrumento de planeamento de última geração em observância dos critérios em normas técnicas em vigor”.
O simulacro terá lugar na Avenida 25 de Abril, em Campanhã, obrigando à implementação de condicionamentos de trânsito e estacionamento. “No decurso deste exercício, irão ocorrer situações de emergência simulada que poderão motivar restrições à circulação de pessoas e viaturas”, alerta a Autarquia, solicitando, “da parte da população a manutenção das rotinas diárias em situação de normalidade e a melhor compreensão para a absoluta necessidade de realizar esta ação, assim como o cumprimento das instruções que forem transmitidas pelas autoridades no local”.