Arouca ainda “tremeu”, mas, felizmente, não passou de um susto. Pelas 19:21 horas desta terça-feira, dia 5 de setembro, foi registado um sismo com magnitude de 2,5 na escala de Richter, sendo que o epicentro se localizou 10km a este de Arouca. As informações foram avançadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Apesar de se ter verificado o registo sísmico, o mesmo não se fez sentir de forma evidente, em Arouca. Tal como refere o IPMA, “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas” (via Porto Canal), o que faz com que se possa ou não sentir esses abalos. O IPMA acrescenta, ainda, que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, tal como cita o Porto Canal.
Mais a sul, também houve atividade sísmica, com magnitude de 3.7 na escala de Richter, com epicentro a 98km de Faro. Ao que o IPMA apura, o abalo fez-se sentir com “intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Albufeira”.
Ainda que se tenha registado atividade sísmica em Portugal, a boa notícia é que não houve mortos nem feridos pelo impacto do pequeno terramoto que se fez sentir.
Foto: DR