Sistema de videovigilância no Porto começam a funcionar esta quinta-feira
Sistema de videovigilância no Porto começam a funcionar esta quinta-feira

Sistema de videovigilância no Porto começam a funcionar esta quinta-feira

Partilhar:

Começa a funcionar a partir desta quinta-feira (22 de junho), o sistema de videovigilância no Porto. Um investimento de quatro milhões de euros da autarquia, fora os contratos de manutenção.

São câmaras de vigilância que dificilmente serão destruídas, mas que permitem detetar situações de vandalismo e não passam despercebidas.

Os locais ainda não foram revelados, nem se sabe exatamente como serão as novas câmaras de videovigilância que vão reforçar a segurança no centro da cidade do Porto. A Câmara Municipal do Porto e a Polícia de Segurança Pública preferem manter a reserva quanto à instalação e localização dos aparelhos, mas fonte da autarquia confirma ao Porto Canal que as câmaras já estão a ser instaladas entre o Marquês e a Ribeira. Depois da instalação, segue-se a fase de testes, só depois ficarão a funcionar em pleno, ininterruptamente, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

A instalação e o funcionamento de um sistema de videovigilância no Porto foi aprovado pelo Ministério da Administração Interna em abril de 2022. O novo sistema abrange, sobretudo, as artérias e os espaços públicos da baixa da cidade do Porto. É proibida a captação de sons, exceto quando há indícios concretos de perigo para a segurança de pessoas, animais e bens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *