STCP disponibiliza nova frota de veículos aos seus utentes
STCP disponibiliza nova frota de veículos aos seus utentes

STCP disponibiliza nova frota de veículos aos seus utentes

Partilhar:

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) acaba de juntar cinco autocarros 100% elétricos à sua frota. Os novos veículos, apresentados numa cerimónia, realizada no último sábado, no Museu do Carro Elétrico, surgem no âmbito do processo de renovação da frota da empresa, iniciada em 2018 e que se dá agora por concluída.

As novas viaturas garantem uma “autonomia mínima de 250 Km” e “capacidade máxima de lotação de 90 passageiros por veículo”, sendo totalmente “acessíveis a clientes de mobilidade reduzida”, indica a STCP, em comunicado.

Além disso, os veículos estão também equipados com “várias tecnologias «de ponta» no apoio à condução/segurança e utilizam materiais, de última geração, para redução de impacto ambiental”.

A empresa garante que a circulação das viaturas em causa permitirá, no seu conjunto, uma “redução anual de cerca de 441 toneladas de CO2 equivalente, comparativamente com um cenário em que continuassem a circular cinco das viaturas antigas que foram, entretanto, abatidas”.

As novas viaturas movidas a energia 100% elétrica, do fabricante Zhongtong Bus (ZT Bus), foram obtidas ao abrigo do II aviso do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), que “permitiu a substituição de veículos em fim de vida (com mais de 16 anos)”, com o objetivo de “prestar às populações um serviço de maior eficiência, em termos económicos e ambientais, e reduzir significativamente as emissões de carbono”, sublinha ainda.

Com a renovação da frota da empresa, a STCP pretende “garantir a crescente descarbonização da operação”.

De referir que, ao longo dos últimos quatro anos, a STCP passa a deter um conjunto de “274 viaturas mais limpas, mais eficientes energética e economicamente”, 254 das quais movidas a gás natural e 20 autocarros 100% elétricos. Neste âmbito, 65% da frota da STCP foi alvo de substituição durante este espaço temporal.

Foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.