Rui Moreira anunciou na Assembleia Municipal do Porto que a STCP terá uma nova rede de transportes em 2025, abrangendo Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo. O autarca destacou que o especialista em mobilidade Álvaro Costa tem estado em contacto com os municípios para consensualizar a nova rede, que será acompanhada por uma frota de autocarros elétricos.
Durante a discussão, foram abordados problemas relacionados com a atuação de operadores privados, como a falta de cumprimento de percursos até ao Parque das Camélias e a recusa de pagamento de estacionamento no Terminal Intermodal de Campanhã. Rui Moreira reforçou a necessidade de assegurar a mobilidade e evitar a utilização indevida de espaços públicos.
Segundo o autarca, “o que querem fazer do parque é um estacionamento de longa duração e, isso, não queremos, nem estamos disponíveis”. Assinalou “nada ter contra os privados”, mas que estes “não podem fazer das Camélias a sua garagem”. O Terminal Intermodal de Campanhã também foi mencionado na Assembleia Municipal, com os deputados a interrogarem-se sobre o porquê das transportadoras estacionarem nas imediações e não no parque. Em síntese, Rui Moreira explicou que “há capacidade” para os autocarros estacionarem no terminal, mas que “as empresas não querem pagar” esse parqueamento.