
Suspeitas de corrupção na Mc Donald’s motivam buscas da PJ a investigar a Câmara de Valongo
11/02/2025A Policia Júdiciária do Porto realizou esta terça-feira buscas na Câmara Municipal de Valongo e em várias residências, no âmbito de uma investigação por suspeitas de corrupção.
Em causa estão alegados favores concebidos para a construção de um restaurante Mc Donald’s no concelho. No centro deste caso está o o vereador Paulo Ferreira, o diretor de expansão da McDonald’s Portugal, Pedro Salvador, e o empresário Carlos Moura Guedes, dono da Imopartener. De acordo, com as informações recolhidas, o vereador terá facilitado o licenciamento do restaurante em troca de doações a um clube desportivo local, o Clube de Propaganda de Natação de Valongo, entre 2020 e 2022.
O inquérito, conduzido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto, investiga ainda suspeitas de corrupção no setor privado. O empresário Carlos Moura Guedes terá pago subornos ao diretor de expansão da cadeia alimentar McDonald’s para obter informações priveligiadas sobre a localização de futuras lojas da marca no Norte do país. Sendo que este não é o primeiro caso de corrupção a envolver o promotor imobiliário. Carlos Moura Guedes foi acusado no processo do ex-juiz Hélder Claro, expulso da magistrtura e 2023.
Segundo o Ministério Público, ambos terão lucrado perto de um milhão de euros em negócios imobiliários com a cadeia de supercados Aldi, após corromperem um prospetor de mercado da empresa alemã.
Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita
Foto: Mc Donalds