Tarifa da água vai descer em Vila do Conde em dezembro
Tarifa da água vai descer em Vila do Conde em dezembro

Tarifa da água vai descer em Vila do Conde em dezembro

Partilhar:

A fatura da água em Vila do Conde vai descer 12 euros por mês para 33.300 famílias já a partir de dezembro. A Câmara aguardava parecer obrigatório da Entidade Reguladora de Serviços Águas e Resíduos (ERSAR), que, esgotados todos os prazos legais, ainda não chegou. Daí resulta agora, explica, “a sua aceitação tácita”.

O acordo com a concessionária Indáqua vai, agora, quinta-feira, à aprovação do executivo. Segue-se, em novembro, uma assembleia municipal extraordinária e, finalmente, em dezembro, a entrada em vigor do novo tarifário.

“A câmara tudo fará, em conjunto com a concessionária, para que se agilizem rapidamente todos os procedimentos, a fim de que esta redução possa já ter efeito no último mês do ano corrente”, explica, em comunicado, a autarquia.

As negociações do 4.º aditamento ao contrato de concessão terminaram em maio. Em junho, o presidente da Câmara, Vítor Costa, anunciava o resultado “verdadeiramente excecional” alcançado e o cumprimento de uma das suas bandeiras na campanha eleitoral: a redução de 35% na fatura da água.

Contas feitas, explica, dos 34,10 euros (água + saneamento pagos por um consumidor doméstico por 10 m3) passarão a pagar 22,18 euros. A medida abrange diretamente 33.300 famílias (90% dos consumidores). Os restantes consumidores domésticos terão “uma redução sempre superior a 25%”. O tarifário de indústrias e comércio com gasto mensal até aos 10 m3 não sofre alterações. Subidas só mesmo para grandes consumidores e indústrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *