Tarifa Social de internet entra em vigor a partir de janeiro

Tarifa Social de internet entra em vigor a partir de janeiro

29/11/2021 0 Por admin
Partilhar:

Por cinco euros, mais IVA, as famílias com maiores dificuldades financeiras têm acesso a 15 gigabytes por mês, em banda larga.

A nova tarifa social de internet chega às casas dos portugueses com mais dificuldades financeiras a partir do dia 1 de janeiro.

Inicialmente prometida para o verão de 2021, a medida é publicada esta segunda-feira em Diário da República e só será implementada no arranque de 2022, mas prevê um pacote de tráfego mensal de 15 gigabytes, seja em banda larga fixa ou móvel, por cinco euros, mais IVA (6.15 euros).

O secretário de Estado da Transição Digital explicou que o objetivo da medida é promover a inclusão e a literacia digital.

“Lançámos esta medida exatamente para colmatar esta falha de mercado. O objetivo é de facto fixar um valor relativamente acessível. Cinco euros por mês mais IVA entendemos que era um valor suportável. E o que têm de fazer é basicamente dirigir-se a um operador a partir de 1 de janeiro e solicitar o acesso que depois será concedido, uma vez verificado os requisitos de elegibilidade”, diz André Aragão de Azevedo.