TEatroensaio Cancela Espetáculo Devido a Ruído Excessivo de Evento no World of Wine
TEatroensaio Cancela Espetáculo Devido a Ruído Excessivo de Evento no World of Wine

TEatroensaio Cancela Espetáculo Devido a Ruído Excessivo de Evento no World of Wine

Partilhar:

A companhia TEatroensaio foi forçada a cancelar um espetáculo no último sábado, 31 de agosto, devido ao “ruído excessivo” proveniente de um evento realizado no vizinho World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia. A apresentação, agendada para as 21h30 no Auditório da Tuna Musical de Santa Marinha, foi interrompida pelo barulho, conforme divulgado em comunicado pela companhia teatral.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública (PSP), agentes deslocaram-se ao local por volta das 21h05, em resposta a uma queixa de ruído relacionada com o evento no WOW. A PSP confirmou que o evento estava autorizado e que as licenças necessárias foram apresentadas pelos organizadores.

Em uma carta dirigida ao presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, o TEatroensaio expressou indignação pela falta de aviso prévio e pelo nível de ruído, que alegam estar muito acima dos limites legais, impossibilitando a realização do espetáculo “EntrePalav.bras”. A companhia também destacou que o barulho perturbou o descanso dos moradores e dos hóspedes dos hotéis próximos, que também apresentaram queixas formais.

O WOW lamentou o cancelamento do espetáculo e informou que entrou em contato com a TEatroensaio para oferecer apoio em futuros eventos. “Já manifestámos intenção de contar com a participação da Tuna em futuros eventos do WOW. São nossos vizinhos e parceiros. Só faz sentido assim – se trabalharmos em conjunto”, afirmou uma fonte oficial do WOW, que reiterou que todas as licenças necessárias foram devidamente apresentadas.

Apesar da resposta do WOW, o TEatroensaio questionou a Câmara de Gaia sobre o ocorrido, criticando a “grosseira” violação das normas de convivência e o impacto negativo na vida e na cultura locais. A companhia teatral também reivindicou uma indemnização por parte do WOW e do município, além de um pedido de desculpas formal por parte da autarquia.

Em resposta, uma fonte da Câmara Municipal de Gaia declarou que o município não iria comentar o incidente.

A peça cancelada, “Entre Palav.bras”, é uma colaboração transnacional entre o TEatroensaio e a companhia galega ButacaZero, financiada pela Direção-Geral das Artes, Junta da Galiza, Centro Dramático Galego e Agência Galega das Indústrias Culturais.

Foto: wow

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *