A partir desta terça-feira as empresas de transporte rodoviário deixou de operar a partir do Terminal do Campo 24 de Agosto. A estação, em funcionamento há cinco anos, encerrou hoje. A oferta passa a estar centralizada no Terminal Intermodal de Campanhã (TIC).
O desfecho já é conhecido desde final de novembro. Tal como o Porto Canal noticiou em primeira mão, o terminal rodoviário do Campo 24 de Agosto encerra esta terça-feira. Toda a operação da Transdev e Rede Expressos passa a estar centralizada no TIC. Segundo a Câmara Municipal do Porto, a oferta “vai quase triplicar”, uma vez que os serviços de transporte rodoviário passam a estar centralizados nesta estação.
No Campo 24 de Agosto vai permanecer, para já, uma única carreira urbana da Transdev, para S. João da Madeira.
Para acompanhar e reencaminhar utentes que se enganem e se desloquem às antigas instalações de autocarros, quando deveriam ir para o TIC, vai estar em funcionamento um ‘shuttle’ – um transfer que vai levar as pessoas para as linhas corretas, sempre que necessário, operado pela Redes Expresso.
Embora este seja um momento decisivo para o funcionamento do TIC, as condições de conforto e segurança do novo equipamento não reúnem consenso entre as operadoras de transporte. A empresa Gondomarense acredita que o terminal não tem as condições indicadas para a operação de carreiras de pequeno curso. A transportadora diz que “o grande problema prende-se com as distâncias e os tempos perdidos” entre a intermodalidade do espaço. As sete linhas da Gondomarense que iriam ser deslocadas para Campanhã ficaram a meio caminho, num terminal improvisado na Via FC Porto, ao lado da estação de metro do Dragão.
Após a inauguração do TIC, as paragens de autocarro chegaram a ser removidas do terminal improvisado no Dragão, mas foram entretanto repostas. Fonte da presidência garante que o TIC é um “sucesso”, que os serviços “melhores” e “mais importantes” estão em Campanhã, e parece indicar que tudo não passa de um conflito ou pressão por parte da Câmara de Gondomar.