Tiago Mayan Gonçalves Expulso da Iniciativa Liberal

Tiago Mayan Gonçalves Expulso da Iniciativa Liberal

05/02/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A comissão julgadora do Conselho de Jurisdição da Iniciativa Liberal concluiu, esta quarta-feira, o processo disciplinar de Tiago Mayan Gonçalves, deliberando pela sua expulsão do partido. O ex-candidato à Presidência da República e ex-autarca foi afastado da IL após a conclusão do inquérito interno.

Em declarações à “Renascença”, Tiago Mayan Gonçalves afirmou apenas que o processo “está a seguir os trâmites normais”. A decisão surge após a abertura de um processo disciplinar motivado pela revelação de que falsificou assinaturas enquanto autarca.

O caso diz respeito a uma ata da reunião do júri do Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, datada de 16 de setembro. Segundo o documento, essa ata não foi elaborada pelo júri, nem assinada pelos seus membros, tratando-se de um documento falso com assinaturas postas por outra pessoa. Na reunião entre o júri e o executivo da junta, de onde se demitiu, ficou confirmado que foi Tiago Mayan quem elaborou o documento e colocou as assinaturas, assumindo toda a responsabilidade e isentando os restantes membros do executivo e colaboradores.

Tiago Mayan Gonçalves, que assumiu a falsificação, também desistiu da sua candidatura à liderança da Iniciativa Liberal, cargo que Rui Rocha reforçou no passado domingo.

A sua demissão da presidência da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, marcou o início de um processo que culminou na sua expulsão do partido. A sua saída representa um desfecho conturbado para um dos nomes mais mediáticos da IL nos últimos anos.

Foto: DR