Os 49 sinos do Carrilhão da Torre dos Clérigos vão ouvir-se ao longo de todo o mês de dezembro, oferecendo diariamente músicas de Natal à cidade, às 16 horas. Em dia de aniversário, a melodia é ainda mais especial.
A Torre dos Clérigos assinala hoje, 12 de dezembro, 243 anos e foi preparado um programa para celebrar o monumento que recebe cerca de duas mil visitas por dia, que aumentam para três mil aos fins de semana.
Nesta segunda-feira, destaque para a inauguração da Sala dos Legados dos Presidentes, pelas 18 horas. Na exposição será mostrado ao público o espólio adquirido ou doado pelos diferentes presidentes da Irmandade dos Clérigos, com destaque para uma pintura do monumento, da autoria do compositor do hino de Portugal, Alfredo Keil.
Ao longo do dia haverá uma diversidade de atividades culturais e de animação, entre as quais as visitas guiadas ‘Nicolau Nasoni’, concerto a dois órgãos de tubos, a missa de aniversário e um concerto com a Orquestra Nacional de Jovens, marcado para as 21h30, na Igreja dos Clérigos.
Da agenda do mês de dezembro, fazem também parte vários concertos.