Trabalhadores da Câmara do Porto oferecem ceia de Natal a pessoas carenciadas da cidade

Trabalhadores da Câmara do Porto oferecem ceia de Natal a pessoas carenciadas da cidade

18/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

À semelhança dos últimos anos, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (CCD Porto) voltou a oferecer a “ceia de Natal” às pessoas carenciadas da cidade. No total, foram 600 os cidadãos que receberam este presente, composto pelo tradicional bacalhau, as batatas e as couves, aos quais se juntaram ainda sandes, água e iogurte, avançou o município.

Tendo em conta a situação pandémica, que obriga ainda a inúmeras restrições, sobretudo neste mês festivo, as refeições, proporcionadas, pelo 14.º ano consecutivo, no âmbito da iniciativa “Um só Natal para Todos”, tiveram que ser entregues à porta das instalações do CCD Porto.

Mais uma vez, segundo Cristina Pimentel, vereadora com o pelouro da Ação Social, a iniciativa “enche de orgulho” o município, sobretudo em ano ainda tão marcado pela pandemia de covid-19.

“Temos de ser o Porto solidário que nos caracteriza, sobretudo nesta época, em que há pessoas com muitas necessidades, que passam fome”, salientou, por sua vez, o presidente do CCD Porto, Gouveia Santos, citado pelo Porto.

De referir que “Um só Natal para Todos” se faz através da generosidade de cerca de meia centena de voluntários, entre sócios do CCD Porto e funcionários municipais, responsáveis pela confeção das refeições.

Além desta iniciativa, o município portuense revela também a sua solidariedade através dos três restaurantes solidários, onde, diariamente, oferece cerca de 600 refeições a pessoas em situação de sem-abrigo. Estes situam-se na Batalha, na Baixa e no Centro de Acolhimento Temporário no Hospital Joaquim Urbano e serviram, em 2020, ano em que o programa teve um financiamento municipal de cerca de 300 mil euros, 150 mil refeições.

Este ano, o investimento da autarquia foi de cerca de 360 mil euros.