Tradição dos presépios comunitários em Vale de Cambra mostra ‘A Alma da Fé’

Tradição dos presépios comunitários em Vale de Cambra mostra ‘A Alma da Fé’

16/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

A ‘magia’ do Natal é vivida por todo o concelho de Vale de Cambra através dos presépios comunitários que ficam expostos até janeiro.

Resultado do envolvimento e empenho de toda a comunidade, as obras de arte popular podem ser apreciadas seguindo um roteiro que permite aos munícipes e turistas fazer uma visita guiada. “Na berma das estradas, num coreto ou junto a um lavadouro público, há um presépio, em que se destacam os de tamanho “real”, a desafiar a criatividade e a lembrar a todos os que passam que é Natal o Menino está prestes a fazer anos”, refere uma nota da autarquia.

A Câmara Municipal pegou neste fenómeno comunitário local que nasceu em Arões e Junqueira, e desde há alguns anos assume o “Roteiro Digital dos Presépios Comunitários” – com coordenadas e fotografias dos presépios.

Este costume tão único foi, ao longo dos últimos anos, adotado por outras localidades do concelho, embelezando recantos das suas aldeias com o espírito da partilha, como é o caso da paróquia de Vila Cova de Perrinho e dos lugares de: Casal de Arão (freguesia de Rôge); Mártir (em São Pedro de Castelões), Codal, Lordelo, Vila Chã e Cepelos.

Há mais de sete dezenas de presépios comunitários para visitar, sobretudo, na zona mais alta do concelho.