Tribunal de contas dá luz verde ao concelho de Paredes para resgate das águas
Tribunal de contas dá luz verde ao concelho de Paredes para resgate das águas

Tribunal de contas dá luz verde ao concelho de Paredes para resgate das águas

Partilhar:

O Tribunal de Contas deu visto favorável ao empréstimo de 21 milhões de euros pedido pela Câmara de Paredes para pagar o resgate da concessão de água e saneamento à Be Water – Águas de Paredes.

O presidente da Autarquia anunciou, em Assembleia Municipal, que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) irão começar a funcionar em janeiro de 2023, como previsto.

“A partir de amanhã, vamos encetar contactos com a concessionária para proceder ao pagamento do valor do resgate e proceder à transferência de bens e equipamentos e funcionários para os SMAS”, referiu Alexandre Almeida.

Recorde-se que o primeiro empréstimo para este fim, no mesmo montante, foi chumbado pelo Tribunal de Contas, o que atrasou a implementação dos serviços municipalizados. Este novo empréstimo foi realizado à luz de uma prerrogativa especial para resgates criada no Orçamento de Estado para 2022, que permite ao Município ultrapassar o limite do endividamento.

A Autarquia de Paredes anunciou a intenção de resgate desta concessão em setembro de 2020. Para travar o processo, a concessionária Águas de Paredes instaurou uma providência cautelar, que acabou indeferida, mas corre em tribunal uma ação administrativa que pede uma indemnização superior a 132 milhões de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *