Trofa inaugura loja da mobilidade a 22 de setembro
Trofa inaugura loja da mobilidade a 22 de setembro

Trofa inaugura loja da mobilidade a 22 de setembro

Partilhar:

Para assinalar o Dia Europeu Sem Carros, a Câmara Municipal da Trofa inaugura a 22 de setembro, a Loja da Mobilidade, no Interface da Trofa, pelas 17h00.

A nova Loja da Mobilidade da Trofa é o ponto de partida de um novo conceito de mobilidade em implementação no Concelho da Trofa.

A aposta na melhoria da rede de transportes e a utilização de meios mais sustentáveis tem sido um dos pilares do Executivo Municipal, liderado por Sérgio Humberto, que está a construir na Trofa o Conceito Cidade dos 15 minutos, em que é possível circular a pé, ou de bicicleta ou trotinete para todos os pontos chave do dia a dia, desde serviços públicos, a escolas, a lazer, desporto ou saúde. 

A Loja da Mobilidade marca o arranque do projeto MOVE-T que apresenta informação atualizada das redes de transportes, das linhas disponíveis, e futuramente da hora prevista de chegada dos autocarros, e dos lugares de estacionamento disponíveis, nos 4 parques de estacionamento que integram o projeto C-Streets.

Para já, a Loja da Mobilidade efetuará a venda e renovação do Andante e apresentará informação sobre os transportes disponíveis, mas no futuro interligará o projeto MOBIAVE (rede de transportes públicos intermunicipal que junta os concelhos de Trofa, Famalicão e Santo Tirso) a funcionar a partir de 2024, e integrará o projeto UNIR (Rede Metropolitana do Porto), previsivelmente a funcionar a partir do final de 2023.

A loja funcionará com horário alargado, das 7h30 às 19h30 e no futuro permitirá também aos utentes terem acesso às bicicletas e trotinetas de uso partilhado, para fazer a ligação ao comboio, ao automóvel, ou ao autocarro.

Para além da abertura da Loja da Mobilidade da Trofa, a Câmara Municipal lança também, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, uma campanha de boleias partilhadas, para a comunidade e para os funcionários da Autarquia.

Sob o mote de alertar a população para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular, a Autarquia Trofense lança uma campanha de sensibilização para as formas de transporte partilhado, reduzindo as despesas e, ao mesmo tempo, a pegada de carbono, contribuindo para a oportunidade de conhecer e interagir com outras pessoas, tornando a viagem mais sociável e agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *