A segurança do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai ser reforçada com mais 100 elementos da PSP. O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna no âmbito de uma visita ao aeroporto do Porto, esta sexta-feira.
Esta centena de elementos da PSP vai-se juntar aos 50 inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que passarão a desempenhar funções na Polícia Judiciária, devido à extinção oficial do SEF, agendada para o próximo domingo.
O SEF desaparece deixando para trás mais de 320 mil novos pedidos de residência pendentes, sendo que estes processos vão ser assumidos pela nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e pelo Instituto de Registo e Notariado.
O processo de extinção do SEF tem data marcada para domingo e as competências deste serviço de segurança vão ser transferidas para sete organismos, passando as policiais para a PSP, GNR e PJ, enquanto as funções em matéria administrativa relacionadas com os cidadãos estrangeiros vão para o Instituto de Registo e Notariado (IRN) e a nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que entra em funções no domingo.