Uma centena de noivas ficaram sem vestido após serem burladas no Porto

Uma centena de noivas ficaram sem vestido após serem burladas no Porto

20/07/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Os relatos sucedem-se e são semelhantes. A maioria pagou metade do valor total. Mas outras pagaram a totalidade. Segundo os cálculos feitos pelas próprias noivas, estarão em causa mais de 60 mil euros.

Joana (nome fictício), de Coimbra, pagou 700 euros: “Fiquei sem dinheiro e sem vestido para mim e para a minha filha.” Joana tem casamento marcado para setembro. “Ainda tenho tempo. Em pior situação estão as que ficaram sem vestido a poucos dias do casamento. Estragou o sonho de todas.”

Joana estava perto da data marcada para fazer as provas quando foi surpreendida com um email enviado pela advogada da proprietária da loja a informar que a sua constituinte tinha sido obrigada a “encerrar a sua atividade”, iniciando um processo de “insolvência”. Acrescenta não ser possível proceder à entrega “de qualquer vestido de noiva e/ou devolução do valor que tenha sido pago”. Ao CM, a advogada afirmou que “mal tenha a sentença de insolvência” irá remeter essa informação às noivas.

A advogada da proprietária da loja alega motivos relacionados com a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia para justificar o processo de insolvência. Informa as noivas que devem, caso pretendam, reclamar o crédito no processo judicial de insolvência.

“Noivas desesperadas”
As noivas lesadas dizem sentir-se burladas e, além de denunciarem a situação às autoridades, algumas também recorreram a advogados. “Vamos até às últimas consequências. Queremos que seja feita justiça. Há noivas desesperadas”, dizem.