Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho recebe 29 viaturas elétricas para reforço dos cuidados ao domicílio
Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho recebe 29 viaturas elétricas para reforço dos cuidados ao domicílio

Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho recebe 29 viaturas elétricas para reforço dos cuidados ao domicílio

Partilhar:

Num ato simbólico, foram entregues hoje, nas instalações da Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE), 29 viaturas elétricas destinadas ao apoio aos cuidados de saúde ao domicílio nos centros de saúde do concelho. A aquisição, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é resultado de um concurso público promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/N).

Reforço da mobilidade em saúde

Estas viaturas integram a estratégia de descentralização de competências na área da Saúde, atribuindo ao Município de Vila Nova de Gaia a responsabilidade pela gestão de viaturas, incluindo encargos como seguros, combustível, manutenção e outros custos operacionais.

O presidente do Conselho de Administração da ULSGE, Rui Guimarães, destacou o impacto positivo da medida:

“Queremos dizer às pessoas que bons cuidados também se prestam na casa de cada uma. Quando temos profissionais disponíveis para ir ao domicílio, estamos não só a cuidar, mas também a ensinar saúde.”

O Município de Gaia planeia, ainda, reforçar a frota no início de 2024, com mais 12 viaturas a combustão, complementando os recursos disponíveis.

Saúde em proximidade e novas infraestruturas

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, sublinhou o progresso decorrente da descentralização:

“Estas viaturas são apenas uma parte do trabalho que temos desenvolvido em parceria com a ARS do Norte. Além disso, estão previstos novos centros de saúde em Carvalhos e Grijó e a reabilitação de outros espaços. Este espírito de rede irá, sem dúvida, melhorar a vida das pessoas.”

Carlos Nunes, presidente do Conselho Diretivo da ARS do Norte, realçou que a aquisição de viaturas foi uma das primeiras prioridades ao abrigo do PRR. A ARS do Norte adquiriu 380 veículos, integrados num total nacional de 700.

“Cada Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) ou Unidade de Saúde Familiar (URS) desempenha um papel essencial, dedicando cerca de seis a sete horas diárias aos cuidados domiciliários. Estes veículos são uma resposta fundamental para garantir esta proximidade.”

Compromisso com a coesão territorial

Com estas novas viaturas, as unidades de saúde da ULSGE poderão continuar a cumprir a sua missão de forma mais eficaz, reforçando a prestação de cuidados em proximidade e melhorando a qualidade de vida dos utentes. Esta medida é um passo importante na promoção da coesão territorial e na descentralização de serviços de saúde.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *