Variante OMICRON detetada em 57 países

Variante OMICRON detetada em 57 países

09/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

A variante ómicron do vírus da covid-19 foi detetada até agora em 57 países, com a maioria dos casos analisados a serem assintomáticos ou ligeiros, segundo um relatório desta quarta-feira da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O documento alerta, por outro lado, para a alta possibilidade de reinfeção de pessoas que já tiveram o vírus SARS-CoV-2 com esta variante. Segundo a OMS, os 212 casos de ómicron identificados na União Europeia, em 18 países, foram em pessoas que tiveram sintomas ligeiros da doença ou que eram mesmo assintomáticas.

Mas segundo a OMS, apesar desta variante nova provocar menos casos graves de covid-19 do que a variante delta (que é atualmente predominante), pode fazer aumentar o número de internamentos e mortes se, como temem as autoridades, for mais contagiosa, causando, por isso, mais infeções.

Nos últimos 60 dias, dos 900 mil casos analisados pela rede global de laboratórios GISAID (umas das redes de análise do vírus da covid-19 com que trabalha a OMS), mais de 99% continuam a ser causados pela variante Delta e apenas 713 (0,1%) são ómicron.