São 47 os concelhos em risco muito elevado e 43 com risco elevado de transmissão de covid-19, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta quinta-feira.
Desta forma, são agora 90 os concelhos em que se aplicam regras mais restritas, nomeadamente o recolher obrigatório entre as 23h e as 5h, bem como a exigência de certificado de vacinação ou teste negativo.
As medidas que se aplicam aos concelhos, são:- Limitação da circulação na via pública entre as 23h e as 5h;- Restaurantes podem funcionar até às 22h30.
Às sextas-feiras a partir das 19h e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número de pessoa por mesa mantém-se: máximo de 4 pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada; – Exigência de certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local; – Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam;- Espetáculos culturais até às 22h30; – Casamentos e batizados com 25% da lotação; – Comércio a retalho alimentar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados; – Comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços até às 21h00 durante a semana e até às 15h30 ao fim de semana e feriados;- Permissão de prática de modalidades desportivas de médio risco, sem público; Permissão de prática de atividade física ao ar livre até seis pessoas e ginásio sem aulas de grupo; – Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela DGS; – Loja de Cidadão com atendimento presencial por marcação. Aprovada venda de autotestes rápidos em supermercados:
“O Governo aprovou hoje um decreto-lei que permite a venda dos autotestes nos supermercados”, indicou a ministra da conferência de imprensa após