Projetos do Metro 3.0 levam à construção de 4 linhas novas no Porto
Projetos do Metro 3.0 levam à construção de 4 linhas novas no Porto

Projetos do Metro 3.0 levam à construção de 4 linhas novas no Porto

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(Texto de Mariana Carrilho)

No dia 6 de março, o Conselho de Administração da Metro do Porto aprovou a adjudicação da elaboração dos projetos para a expansão da rede e dos estudos de impacto ambiental a serem feitos pelo consórcio formado pela GRID e pela Ayesa.  

Os projetos do Metro 3.0 envolvem um investimento acima dos 5 milhões de euros, na criação de quatro novas linhas, 2 821 899,90 euros para a de ISMAI-Muro-Trofa (ISMAI/Paradela) e Maia II (Roberto Frias/Aeroporto) – isto se a de Maia II incluir um metro Bus, caso contrário, se for só metro, serão 3 226 767,55 euros – e 2 302 453,85 euros para a de Gondomar II (Dragão/Souto) e para a de São Mamede (IPO/Estádio do Mar).

A linha ISMAI-Muro-Trofa combinará metro, entre o ISMAI e o Muro, e metroBus, entre o Muro e Paradela, na Trofa, com 10,22 quilómetros de extensão e sete novas estações (Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela).

No caso da Maia, caso os estudos ambientais indiquem que a melhor solução é a do metro, a linha terá 13,01 quilómetros, com a construção de 16 novas estações (Verdes II, Ponte de Moreira, Espido, Parque Maia II, Chantre, Catassol, Maninhos, Gueifães, Milheirós, Águas Santas, Caverneira, São Gemil, Giesta, Pedrouços, Hospital S. João II e Roberto Frias). Se a escolha feita for a do metroBus, a extensão da linha será de 14,3 quilómetros com 18 estações.

A linha de Gondomar II prevê a construção de oito novas estações (São Roque, Cerco, Lagarteiro, Lagoa, Valbom, Hospital Fernando Pessoa, Oliveira Martins e Souto) ao longo de 6,9 quilómetros, enquanto que para a de São Mamede estão previstos 6,55 quilómetros e oito novas estações (Senhora da Hora II, S. Gens, Xanana Gusmão, Elaine Sanceau, Pedra Verde, S. Mamede, ISCAP, IPO II).

Foto: DR Metro do Porto

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