Reabertura do Mercado do Bolhão: Rui Moreira tocou o sino às 8 horas
Reabertura do Mercado do Bolhão: Rui Moreira tocou o sino às 8 horas

Reabertura do Mercado do Bolhão: Rui Moreira tocou o sino às 8 horas

Partilhar:

(Texto de Mariana Oliveira)

O novo Mercado do Bolhão foi hoje inaugurado, às 8 horas, através do toque do sino por Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto. Neste espaço vão trabalhar 79 comerciantes históricos. No 1º piso encontra-se o mercado dos frescos, com 81 bancadas, no 2º piso, 10 restaurantes e algumas galerias e no exterior 38 lojas.

Enquanto visitou o restaurado Mercado do Bolhão, o Presidente foi aplaudido e elogiado pelos comerciantes e clientes habituais. Além disto, recebeu também cartas. Rui Moreira confessou que os comerciantes no início “achavam que era mais uma promessa”.

“É muita emoção, porque isto é uma coisa que todos queríamos, que a cidade queria. Demorou muito tempo a fazer, havia muitos contratempos, mas acho que o resultado está à vista e agora o que é preciso é que as pessoas venham cá fazer compras”, enuncia o Presidente.

Algumas das novidades neste Mercado são a criação de uma cave logística e um túnel, a ligação direta à estação de Metro do Bolhão, o novo passadiço que liga as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira. A par disto, 10 elevadores (antes não existia nenhum), áreas setorizadas e uma marca e um projeto de sinalética identitária. A quantidade de restaurantes é também uma novidade. Além da cozinha tradicional e leitão, será possível contar com bacalhau, carnes variadas, crus, francesinha, peixe, tapas, petiscos e ainda opções vegetarianas. O investimento global municipal foi de 50 milhões de euros.

Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Assembleia Municipal do Porto, revelou à Rádio Metropolitana Porto que “é uma satisfação enorme ver o mercado recuperado” e Nuno Cruz, Presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto declarou que “foi preciso vir o Rui Moreira para acontecer esta excelente obra”.

Nuno Valentim, um dos arquitetos responsáveis pela inauguração deste mercado disse à Rádio Metropolitana Porto: “Está exatamente como projetámos, eu diria até que está melhor, porque a realidade é sempre muito mais interessante do que os projetos”. Acrescentando que “a novidade é sobretudo a nível dos produtos e da reorganização interna”. O tempo de projeto e obra duraram cerca de 8 anos. Questionado acerca de eventuais imprevistos nas obras, garantiu que “correu tudo normal, mas ocorreu uma pandemia, os custos incrementaram muito, nada que as outras obras também não tivessem passado”.

Bruna Silva, comerciante há aproximadamente 30 anos no Mercado do Bolhão mostrou algum nervosismo com a inauguração, mas também “uma expectativa muito grande”, tendo em conta que “é sempre bom regressar a casa”. Primeiro como filha da proprietária e agora como atual proprietária, a vendedora sublinha que para além de mudar a gerência, mudou também o local da bancada e o tipo de negócio, antes eram vendidas plantas naturais e atualmente vendem conservas, “foi preciso fazer uma opção”.

Teresa, cliente habitual, de 74 anos acredita que está “espetacular” e que “não tem nada a ver com o Mercado Bom Sucesso”. Conta ainda: “Gosto mesmo de fazer compras aqui, tenho a minha peixeira certa, a dos frescos, das hortaliças”. Marcou presença às 8 horas para agradecer ao Presidente, “disse-lhe que isto estava muito bonito”.

O horário de funcionamento será das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com encerramento às 18h aos sábados e aos domingos estará fechado. Quando os restaurantes passarem a estar em funcionamento, depois de concluídas as obras no seu interior, o horário da restauração será até à meia-noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *