Santo Tirso volta a participar na semana do turismo industrial
Santo Tirso volta a participar na semana do turismo industrial

Santo Tirso volta a participar na semana do turismo industrial

Partilhar:

(Texto de Mariana Carrilho)

Entre os dias 16 a 30 de março, Santo Tirso participará uma vez mais na iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, na qual são proporcionadas experiências relacionadas com a indústria e com o património industrial do concelho.  

Esta iniciativa é promovida por várias entidades públicas e privadas, entre as quais o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Turismo do Porto e Norte (TPNP) e a Câmara Municipal de Santo Tirso.

O programa arranca dia 16, no Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, onde será acolhida uma oficina de Estamparia Manual Criativa, pelas 10h00, e uma oficina de tecelagem, pelas 14h30. Estas, lideradas por Isabel Machado Guimarães e Ana Velez, apresentarão técnicas para estampar desenhos em quadrados e para identificar tecidos e maneiras de tecer.

Ao longo dos dias 16, 18 e 22 de março serão também realizadas visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, com a observação da exposição permanente que lá se encontra, de forma a transmitir o valor deste centro para o concelho.

A iniciativa inclui também, nos dias 16, 18 e 20 de março, visitas guiadas ao Mosteiro de Singeverga, com uma sessão de degustação do Licor de Singeverga, com o custo de 15 euros por pessoa.

No dia 18 de março, pelas 18h00, decorrerá um workshop, nomeadamente “Trufas de Licor de Singeverga e Licor de Rosas”, orientado por alunos do curso de Cozinha/Pastelaria, sobre as características das bebidas, na Escola Profissional Conde de São Bento.

Dia 20 de março, pelas 14h30, será realizada uma visita guiada à Adalberto Textile Solutions.

A iniciativa da semana do turismo industrial continuará dia 23 de março com mais duas oficinas. A primeira, pelas 9h30, orientada por Bráulio Roriz, apoiado pelos residentes da Casa do Meio Caminho, passará pela construção de uma Caixa de Memórias com um custo de 15 euros. A “A Alma da Roupa. Fibras Têxteis e Sustentabilidade”, pelas 10h00, orientada por Marta Brito e Marisa Queirós, irá apresentar formas de apoiar um mundo têxtil mais sustentável, sendo uma sessão gratuita.

De forma a encerrar o projeto, dia 30 de março, pelas 10h00, decorrerá a oficina “Bolachas de Mel e Licor de Singeverga”, orientada pela  CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, à mesma hora do decorrer de uma visita guiada à unidade produtiva de Santo Tirso da WegEuro, ambas as atividades sendo gratuitas.

De forma a participar nos eventos, inclusive nos gratuitos, é necessária inscrição prévia.

Foto: DR CM Santo Tirso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *