Ucranianos em Portugal quase duplicaram no último mês
Ucranianos em Portugal quase duplicaram no último mês

Ucranianos em Portugal quase duplicaram no último mês

Partilhar:

A comunidade ucraniana residente em Portugal é, agora, a segunda maior comunidade estrangeira no país, tendo passado de 27.200 habitantes para mais de 52.000, depois do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ter autorizado mais de 25 mil pedidos de proteção temporária de cidadãos ucranianos fugidos da guerra.

Desde 24 de fevereiro, data que marca o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, o SEF português concedeu 25.193 pedidos de proteção temporária, dos quais estima que 35% sejam de menores. Para facilitar os pedidos de proteção temporária, o SEF lançou uma plataforma online, acedida através do link SEFforUkraine.sef.pt “possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer online um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses”. A plataforma contém ainda informações sobre o acolhimento e a integração das pessoas deslocadas.

Uma vez em Portugal, os refugiados ucranianos têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, podendo integrar também o mercado de trabalho.

Texto por Tiago Vasques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *