COVID-19: Portugal pode estar a enfrentar a sexta vaga
COVID-19: Portugal pode estar a enfrentar a sexta vaga

COVID-19: Portugal pode estar a enfrentar a sexta vaga

Partilhar:

Se há uns meses acreditávamos que em fevereiro íamos entrar na fase final de pandemia de Covid-19 — com a transição para endemia — os mais recente relatório de monitorização do Instituto Superior Técnico vem deitar isso por terra. Os especialistas concluem que o R(t) subiu para 1,09 e que este indicador é superior ao limiar de 1 desde terça-feira, 8 de março. Esta subida acentuada aconteceu em todas as regiões do país, com exceção dos Açores onde está estável, o que demonstra que podemos estar a enfrentar uma sexta vaga de infeções.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira, 10 de março, “estamos claramente a ver uma sexta vaga a chegar”. Os especialistas afirmam que “o risco pandémico ainda não é muito elevado, mas é necessário perceber como vai continuar a evolução dos números”. Ainda assim, os investigadores afirmam que “neste ponto, não temos razões para crer num aumento muito forte da gravidade, mas esta subida vai certamente ocorrer – ainda  que de forma moderada – com o atraso entre sete e 14 dias decorrente da dinâmica das diferentes variáveis”.

As recomendações são para manter monitorização e cumprir as regras de higienização que já nos são tão familiares: “todas as medidas em vigor devem continuar sem relaxamento e os cuidados individuais devem ser mantidos”, nomeadamente “quando o indicador IAP, que mede a gravidade da pandemia, está em nível de alerta com forte tendência de subida e a proteção imunitária está, segundo a evidência recolhida, a descer”, recomendam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *