“Os Hospitalários no caminho de Santiago”, voltaram à Feira Medieval de Leça do Balio em Matosinhos
“Os Hospitalários no caminho de Santiago”, voltaram à Feira Medieval de Leça do Balio em Matosinhos

“Os Hospitalários no caminho de Santiago”, voltaram à Feira Medieval de Leça do Balio em Matosinhos

Partilhar:

“Os Hospitalários no Caminho de Santiago” regressaram a Matosinhos. Durante este fim de semana a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio, voltou a transformar-se no cenário de uma das mais importantes recriações históricas do país.

No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.

O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.

O momento mais aguardado desta recriação histórica será no dia 11 de setembro, dia em que é esperada uma enchente no recinto. Pelas 16h30, será recriado o casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.

Celebrado em 1372, este casamento real é um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica. Foi o único casamento real a ser celebrado fora da capital. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal.

A cerimónia ocorre no Mosteiro de Leça do Balio, debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei, dando origem aos acontecimentos que, anos mais tarde, despoletaram a crise política de 1383- 1385.
Todos os anos, a Câmara Municipal de Matosinhos convida duas figuras públicas a participar neste evento e a “vestir a pele” destas duas importantes personalidades históricas.

Mas há muito mais para ver na Feira Medieval em Leça do Balio. Para além das tabernas de petiscos e bebidas e das barraquinhas da doçaria conventual, os visitantes têm a oportunidade de assistir ao trabalho executado ao vivo pelos vários artesãos, interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas e saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes e assistir a várias recriações de lendas.

O evento, que decorre ate domingo, 11 de setembro, no Mosteiro de Leça do Balio. oferece ainda animação, música e dança, visitas guiadas ao património, torneios a cavalo, treinos de armas e de aves, oficinas para os mais novos, entre muitas outras atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *