Projeto educativo em Gaia “devolve” animais selvagens à natureza
Projeto educativo em Gaia “devolve” animais selvagens à natureza

Projeto educativo em Gaia “devolve” animais selvagens à natureza

Partilhar:

Empenhada em aliar a preservação da natureza à educação ambiental nos estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Gaia, a Câmara Municipal tem em marcha, desde 2013, um projeto educativo que contribui para a proteção dos animais selvagens e, simultaneamente, estimula comportamentos em prol da “sustentabilidade da natureza” junto das camadas mais jovens.

Em causa está o projeto educativo “Animais Felizes”, promovido em parceria com o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia, que no próximo dia 4 de maio vai promover uma nova devolução de animais selvagens à natureza. A iniciativa terá lugar na EB1/JI de Marco (Santa Marinha), pelas 10:45 horas.

Segundo explica a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, numa fase inicial, o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia acolhe animais selvagens feridos que, através dos seus veterinários e outros técnicos especializados, são tratados. “Caso reúnam as condições necessárias, são então devolvidos à natureza, promovendo-se, desta forma, a preservação de espécies animais selvagens e, consequentemente, a sustentabilidade da biodiversidade da fauna local”.

“Os animais são libertados dentro do universo das escolas básicas do 1.º ciclo e pré-escolar públicas do concelho que, pela sua localização geográfica, reúnam as condições necessárias para o sucesso da iniciativa”, refere, a propósito do projeto que tem periodicidade semanal.

De referir que antes da próxima libertação, a 4 de maio, vai decorre uma sessão teórica no polivalente da instituição de ensino, onde será explicada a importância dos animais selvagens e algumas das suas particularidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *